ROSÁCEA

A Rosácea é uma doença da pele comum caracterizada por um eritema (“vermelhidão”) persistente na região central da face. Quem tem rosácea fica facilmente ruborizado, desenvolve vasinhos dilatados no rosto (telangiectasias) e pode, em casos selecionados, apresentar pápulas e pústulas inflamadas. A Rosácea, por ser uma condição crônica, evolui em surtos e não costuma melhorar com o tempo. Por isso, o tratamento constante com o dermatologista é fundamental, bem como cuidados com possíveis desencadeantes do quadro.

Embora ainda não tenham sido revelados todos os fatores relacionados ao surgimento da Rosácea, sabemos que a predisposição genética (herdada dos familiares) e desencadeantes ambientais (como o calor, certos alimentos, álcool, dentre outros) são importantes. Estudos recentes demonstram que pode haver relação com mediadores inflamatórios e a resposta imunológica de cada pessoa. As últimas novidades da ciência também demonstram que a Rosácea pode estar associada a Depressão, Hipertensão, Doença Cardiovascular, Transtorno de Ansiedade, Diabetes Mellitus, Enxaqueca, Alterações de Colesterol e Triglicérides.

Como tratar? O tratamento varia de caso para caso, a depender do subtipo de rosácea e da sua gravidade. É importante ter atenção a possíveis desencadeantes e procurar evitá-los como bebida alcoólica, bebidas quentes, alimentos condimentados (certos queijos, temperos fortes), exposição ao sol ou ao frio intenso. O dermatologista, após fazer o diagnóstico correto, escolherá cuidadosamente os produtos corretos a serem aplicados no rosto e medicamentos a ser tomados. As tecnologias modernas como o LimeLight®, o Excel Laser® ou o Laser Genesis®são grandes aliados no tratamento da Rosácea, trazendo em geral respostas rápidas e duradouras. Existem formas de rosácea, que requerem tratamento cirúrgico, realizado sob anestesia local.

ROSÁCEA - Inova