Dermatologia Clínica

PSORÍASE

A Psoríase é uma doença cutânea, inflamatória e crônica, que afeta cerca de 3% da população mundial. Embora seja mais freqüente em homens e mulheres na faixa dos 20 a 40 anos, a psoríase pode se iniciar em qualquer idade, inclusive na infância. 

As causas da condição ainda não são totalmente conhecidas, mas pesquisas demonstram que a doença pode estar relacionada com fatores genéticos, estresse emocional, traumas ou irritações na pele e infecções de garganta. Sabe-se também que certas drogas (medicamentos), cigarro e álcool podem desencadear ou piorar a doença.

As lesões da psoríase surgem principalmente em regiões do corpo, como joelhos, cotovelos e couro cabeludo. As articulações (“juntas”) também podem estar envolvidas. Além disso, estudos têm demonstrado, em portadores de psoríase, um risco maior de desenvolver síndrome metabólica (obesidade, aumento de pressão arterial, intolerância à glicose, aumento de colesterol, etc) e doenças cardiovasculares.

Como tratar? o tratamento da doença envolve o uso de medicamentos tópicos e/ou orais, em associação com procedimentos específicos, como a fototerapia e a aplicação de ativos injetáveis. Além disso, a exposição controlada – de acordo com as indicações médicas – aos raios solares pode ajudar a controlar as lesões.

contato

Marque sua consulta
ou entre em contato