08 . set . 2020

“Por que será que estão me achando com cara de cansada?” – O tratamento do olhar

Ela chegou muito triste à Inova. Relatou a dificuldade em se adaptar a este momento desafiador, e que está se esforçando muito para manter a empresa e ainda motivar a equipe. Antes das mil e uma tele reuniões  e chamadas telefônicas do dia, ela acorda bem cedo e começa um ritual para disfarçar suas olheiras e linhas em volta dos olhos. Mesmo assim, as pessoas ainda perguntam: “Dormiu mal ontem? ou “Por que não vai descansar um pouco, Chefe?” E a cada vez que tem que responder no meio de uma reunião a isso, quase perde o foco do trabalho e tem vontade de apagar a tela. Durante a consulta, seus olhos, por trás da máscara pareciam pedir socorro: “Por que?”

 

Histórias parecidas têm sido comuns em meio à pandemia. Dizem mesmo que “os olhos são a janela da alma”. Isso significa que, além de revelar nosso estado de ânimo, os olhos podem mostrar também nossas emoções mais profundas para um observador atento, ainda mais na tela. E isso envolve também, a pele em volta dos olhos, como a moldura de uma janela.

 

Estudos de neurociência e comportamento humano revelam que, quando alguém olha diretamente para o nosso rosto, ele foca a região do centro da face, em busca dos olhos. Imagine agora, com metade do rosto tampado pela máscara ou com a proximidade das telas! Em fração de segundos, o outro faz uma avaliação inicial que pode acender nele um desejo de proximidade ou de afastamento, bonito ou feio, alegre ou triste, bravo ou amigável… Só depois de mais alguns minutos é que ele usa a razão para pensar a respeito do que viu pela primeira vez. Daí vem outra frase popular: ‘a primeira impressão é a que fica’.

 

Devemos cuidar bem da pele da área do olhos, pois um olhar com ruguinhas, pés de galinha, olheiras profundas e a pele escurecida podem gerar para o outro e para você mesmo uma informação de cansaço, de impaciência ou de descuido que não reflete o que você está sentindo de verdade. Atualmente, nos vemos mais vezes por dia, com as video reuniões, tele chamadas, selfies e mídias sociais. E também os outros vêem mais ainda nossos olhos.

 

Portanto, cuidar bem da pele em volta dos olhos melhora não só a nossa auto-estima, como também a visão imediata que pessoas têm a nosso respeito. Isso seguramente se reflete em frases como esta, que escutamos de nossa paciente após o tratamento: “Estou me sentindo muito bem, nunca mais fico sem  botox e ácido hialurônico! Agora estão perguntando se troquei o colchão e minhas reuniões são muito mais produtivas”. Ou seja, cuidar de si mesmo(a), além de tratar e prevenir, resulta também na melhora de suas relações sociais e profissionais.

 

Felizmente, a ciência e a tecnologia já nos permitem usar de técnicas que não requerem cortes ou afastamento do trabalho. Nos utilizando de cremes adequados, toxina botulínica (Botox, Dysport), ácido hialurônico, laser, Ultraformer III, IPCA e outras técnicas, escolhidas com cuidado para cada um, fazemos tanto a prevenção quanto o tratamento de sinais que causam desarmonia no seu rosto. Afinal, é incrível que suas “janelas da alma” mostrem de fato quem você é!

 

Que tal começar agora o tratamento do seu olhar?

Compartilhar este post:

contato

Marque sua consulta
ou entre em contato