03 . nov . 2020

O seu cabelo envelhece? 

“Dra, estou percebendo meu cabelo mais sem brilho, com menos volume. Mas depois que eu vi esta foto de 2 anos atrás.. Nossa!… Posso te mostrar? Olhe aqui comigo… ”

Esta foi uma das primeiras frases de Bruna*, uma paciente de 45 anos na hora da consulta. Ela contou que percebeu que os fios ficaram mais finos, mais opacos e que o cabelo em geral perdeu muito volume. A foto deixava claro. E a análise do couro cabeludo e dos cabelos na consulta de tricologia médica também.
Depois de uma investigação da história, do exame físico, da tricoscopia e de alguns exames de laboratório, era evidente: o envelhecimento do cabelo era o culpado por aquela sensação de falta de vitalidade!

Os cabelos têm grande impacto na autoimagem e na autoestima das pessoas. Nos últimos anos a Ciência e a Dermatologia têm se dedicado mais ao estudo dos cabelos e do couro cabeludo e muitos avanços foram feitos na descoberta sobre como o cabelo humano envelhece e o que podemos fazer para reduzir os impactos deste envelhecimento capilar, conhecido com Aging Hair.

É natural que as pessoas percebam que o cabelo afina, perde volume e vitalidade com o tempo. E muitas acabam percebendo que dá um aspecto de perda de energia inclusive para o rosto! As mudanças não ocorrem só na cor. Além do embranquecimento, os fios vão se tornando mais opacos, secos e quebradiços, e o volume diminui.

“Nossa, parece que o tempo está contra nosso cabelo, Dra?!” Tudo isso começa por volta de 30 anos! A redução da quantidade de fios na maioria das pessoas, se inicia próximo aos 30 anos. Após os 45 anos, fica mais evidente o afinamento dos fios também. Vai ocorrendo aos poucos e cada um vai tendo seu próprio processo de perda, dependendo de alguns fatores.

Existem fatores que ainda não podemos mudar, que tem a ver com os genes e com processo de envelhecimento celular,. Mas temos uma excelente notícia! Existem sim fatores que podemos modificar ou tratar para que o envelhecimento do cabelo não seja tão impactante e desagradável!
Então, vamos a algumas dicas super importantes para reduzir o envelhecimento dos cabelos. Qualquer que seja a sua idade, ou se você é homem ou mulher, essas dicas podem te ajudar:

1- Estudos mostram que os raios ultravioleta envelhecem o couro cabeludo e os fios: então use chapéus, bonés e sobrinhas quando for se expor ao sol.
2- Suspenda o cigarro (ou nem pense começar a fumar!): toxinas do cigarro aumentam os radicais livres. Já chega os que o corpo produz…
3- Tenha uma boa alimentação: nutrir bem o seu corpo significa dar capacidade para o seu cabelo também ser bem nutrido
4- Pratique atividades físicas: que também reduzem os tais radicais livres que aumentam com a idade e que danificam o cabelo.
5- Seja feliz! Sabemos que o estresse psicológico age diretamente na folículo piloso e acelera o envelhecimento do fio.

Além de colocar tudo isso em prática, ainda iniciamos alguns tratamentos para estimular os cabelos de Bruna. Após os exames, comprovamos que ela precisava de alguns medicamentos e suplementos de tomar e estimulantes para aplicar  no couro cabeludo. Mudamos os shampoos e os hábitos com os cabelos e para acelerar a melhora, começamos também tratamento com Laser-Led e MMP capilar com o foco no estímulo antioxidante e fatores de crescimento.

Sim, a melhora no primeiro mês já nos anima! E continuamos na jornada de estímulos, para fazer com que o tempo trabalhe… mas, a nosso favor.
E você também pode começar agora a mudar a história dos seus cabelos. Agende uma consulta conosco pelos telefones (31) 2531-3737 e 98481-0303.

*Bruna é um nome fictício para a história real de uma paciente muito querida. Histórias como essa acontecem todos os dias com Marias, Josés, Ricardos, Joanas…

Compartilhar este post:

siga a gente

O seu cabelo envelhece?  - Inova
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

contato

Marque sua consulta
ou entre em contato

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]