MICOSE DE PELE E UNHA

A Micose é uma doença causada por diferentes tipos de fungos, que pode acometer a pele, unhas, cabelos e as mucosas. Geralmente, as micoses são transmitidas pelo contato da pele com pessoas infectadas ou com o fungo em ambientes de calor e alta umidade, como banheiros de clubes, piscinas e praias. Podem ocorrer também em decorrência da proliferação descontrolada do fungos que fazem parte do microbioma da pele. Animais também podem transmitir certos fungos para o ser humano. Existem diferentes tipos de micose:

– Pitiríase Versicolor ou “Pano Branco”: se apresenta como manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas pelo corpo, agrupadas ou isoladas;

– Tineas e leveduras: manchas vermelhas de superfície escamosa e bordas bem nítidas que coçam. Podem ocorrer também no couro cabeludo e na barba, causando áreas de alopécia (perda de cabelo);

-Candidíases e outras micoses por leveduras: geralmente ocorrem em áreas que retêm umidade no corpo e próximo das mucosas;

– Onicomicoses: surgem nas unhas das mãos e dos pés, com alterações de cor a textura;

Como tratar? O tratamento da Micose se inicia com o diagnóstico correto da doença e do fungo. Podem ser indicados medicamentos tópicos e/ou orais. Além disso, o uso de lasers e luzes específicas também pode atuar como coadjuvante na melhora das lesões.

É muito importante alertar para os riscos da automedicação no tratamento de micoses: pomadas e medicamentos errados podem causar piora do quadro e risco para sua saúde!

MICOSE DE PELE E UNHA - Inova