CÂNCER DE PELE

O Câncer de Pele está na lista de principais tipos de câncer que afetam os seres humanos. São basicamente 3 tipos de tumores que acometem o tecido cutâneo:

  • Carcinoma basocelular (CBC) 
  • Carcinoma espinocelular (CEC) 
  • E Melanoma (tipo mais raro e também mais grave).

Embora qualquer pessoa possa desenvolver cânceres na pele, aquelas de pele, cabelos e olhos mais claros estão mais suscetíveis à doença. Outro fator de risco muito importante para qualquer câncer de pele é a exposição ao sol sem proteção ao longo da vida. Além disso, a presença de casos de câncer de pele na família e o uso de câmeras de bronzeamento artificial também contribuem para uma maior chance de desenvolver câncer de pele:.

A melhor forma de evitar o câncer de pele é a prevenção, por meio do uso adequado do protetor solar e dos cuidados com a exposição ao sol. 

O diagnóstico precoce do câncer de pele pode aumentar consideravelmente as chances de cura da doença, especialmente em suas formas mais graves. Assim, procure imediatamente um dermatologista, caso perceba algum dos seguintes sinais de alerta:

  • Pintas ou lesões de bordas irregulares, com diferentes tons, assimetrias ou que tiveram evolução ao longo do tempo; 
  • Lesões que sangram, coçam e não cicatrizam;


Como tratar? O tratamento do câncer envolve na maioria dos casos na retirada das lesões e do tecido ao redor (margem de segurança). Além disso, em alguns casos mais graves é necessário associar a retirada do tumor com sessões de quimioterapia e/ou radioterapia. 

 

  • LESÕES PRÉ-MALIGNAS DA PELE

Alguns tipos de câncer podem ser precedidos por lesões consideradas pré-cancerígenas. Essas lesões  já apresentam algum grau de mutação do DNA celular e podem evoluir para câncer, mais tarde. Dentre essas lesões podemos citar: 

Ceratoses actínicas: ocorrem em áreas de exposição ao sol, geralmente como manchas vermelhas ou vermelho-acastanhadas, com descamação. Podem se transformar em Carcinomas Espinocelulares. 

Lentigos: manchas acastanhadas, geralmente na face, que raramente podem se transformar em melanomas. 

Papulose Bowenoide: manchas e pápulas acastanhadas na região genital, que podem estar associadas a HPV (Papilomavírus Humano). Podem evoluir para Carcinoma Espinocelular. 

As lesões pré-malignas quando diagnosticadas e tratadas adequadamente e em tempo hábil podem ser curadas. O dermatologista pode empregar diversas técnicas, a depender do tipo de lesão, da sua localização e das características de cada paciente. 

 

siga a gente

CÂNCER DE PELE - Inova
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

contato

Marque sua consulta
ou entre em contato

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]